600 Milhões de Passwords do Facebook estão comprometidas! Muda a tua!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook volta a estar no centro das atenções no que respeita à segurança dos dados dos seus utilizadores. Uma nova investigação revelou que durante os últimos 7 anos, mais de 600 milhões de passwords de contas da rede social foram armazenadas em ficheiros de texto desprotegidos.

Desta forma, milhões de contas ficaram facilmente acessíveis por mais de 20 mil funcionários da rede social, e de qualquer hacker que tivesse 'tropeçado' neste pequeno tesouro. É impossível descobrir de momento se a tua conta foi afetada, mas mais vale prevenir do que remediar. Por isso, vai já mudar a tua password do Facebook!

Para teres uma melhor ideia da dimensão desta falha de segurança, 600 milhões de utilizadores chega muito perto do número total da população na Europa. Mais ainda, é quase o dobro da população dos Estados Unidos. Por isso, a probabilidade da tua password estar 'metida ao barulho' não é propriamente baixa.

A tua conta do Facebook pode estar comprometida, muda já a password!

Apesar deste acontecimento já ter sido confirmado pela própria rede social, não parece que irá tomar medidas drásticas. O Facebook informou que irá alertar os milhões de utilizadores que tiveram as suas passwords nestes ficheiros, mas que não irá obrigar ninguém a alterar a password.

A rede social afirma que não existem indícios de que alguém tenha abusado destas informações. Por isso, estão confiantes que a segurança das contas dos 600 milhões de utilizadores não está em risco. No entanto, esta não seria a primeira vez que um grupo de hackers ganhava acesso a este tipo de informação. Esperando pela altura ideal para atacar milhões de utilizadores.

Este tipo de falha de segurança pode tornar-se ainda mais grave para os utilizadores que têm por hábito utilizar o já habitual botão "Entrar com o Facebook" em diversas outras plataformas. Com este tipo de ação cada vez mais habitual, não são só as contas do Facebook que se encontram em risco.

Por fim, na resposta oficial do Facebook a este incidente, confirmaram também que irão alertar milhares de utilizadores do Instagram. Assim, fica também confirmado que além de passwords do Facebook, também as do Instagram poderão ter sido comprometidas.

Achas mesmo que vale a pena arriscar? Vai já alterar as tuas passwords!

Mais sobre o Facebook:

  • Facebook Dating pode estar prestes a chegar à Europa
  • Co-fundador do WhatsApp aconselha-nos a deixar o Facebook
  • Facebook Gaming ganha espaço dedicado na página principal da aplicação

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.