6 razões para começar a usar Google Wallet hoje mesmo

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Com o crescimento dos pagamentos por NFC e QR Code, aumentou também a necessidade de contarmos com aplicações seguras para armazenarmos os nossos cartões de débito e crédito. É verdade que o MB Way é uma excelente opção para isso. Contar também com o Google Pay pode ser muito útil.

Embora as duas aplicações tenham algumas funcionalidades semelhantes, como transferência de dinheiro simplificada e pagamentos por NFC, ambas possuem recursos diferentes. Enquanto o MB Way oferece opções como Criação de Cartões de Uso Único, Dividir Conta e fazer Levantamentos, o Google Pay permite guardar bilhetes de transporte e eventos, ativar alertas sobre mudanças nos eventos e mais vantagens que vais descobrir agora.

1. Pagamentos

Google Wallet

A primeira funcionalidade da aplicação Google Pay sobre a qual precisamos falar, de facto, é a de realizar pagamentos. A plataforma permite que o utilizador adicione diferentes cartões, como uma carteira de verdade.

A partir daí, será possível selecionar qualquer um deles e realizar pagamentos utilizando apenas o teu telemóvel, nos estabelecimentos que aceitarem o Google Pay. O Google Pay utiliza a tecnologia NFC, sigla para "Near-field Communication". Trata-se de uma tecnologia de comunicação sem fios, de curto alcance e alta frequência.

Ao utilizá-la, basta que aproximes o telemóvel do terminal de pagamento da loja ou restaurante, por exemplo, e o pagamento será realizado. Embora muitos utilizadores possam ainda estar receosos em disponibilizar os seus cartões numa aplicação, a tecnologia NFC pode até ser mais segura do que os cartões físicos. Isto porque ela não partilha as informações de pagamento, para além de outras medidas de segurança da própria Google.

2. Guarda os teus bilhetes de eventos

google wallet

Nunca mais corre o risco de esquecer ou perder os teus bilhetes para aquele evento tão aguardado. A maioria das produtoras de eventos, atualmente, disponibiliza bilhetes digitais. E o Google Pay permite guardá-los em segurança total.

3. Informações e bilhetes de transporte urbano

Com o Google Pay, podes guardar os teus bilhetes e cartões de metro e passes de autocarro. Ao fazeres isso, conseguirás até mesmo carregar o saldo do teu cartão de transporte público diretamente no Google Maps.

E para garantir que não vais perder o teu transporte, receberás informações sobre quaisquer alterações nos horários de partida com informações extraídas da Pesquisa Google.

4. As tuas passagens de avião em segurança

google wallet

Assim como acontece com as funcionalidades para transporte público, o Google Pay permite que o utilizador guarde passagens aéreas diretamente do Gmail.

A partir daí, o utilizador receberá notificações sobre a proximidade da data da viagem e outros possíveis alertas em caso de mudanças nos voos.

5. Cartões fidelidade

Outro elemento que podes guardar no teu Google Wallet são os cartões de fidelidade e vales-presente. É bem mais prático do que andar a carregar todos aqueles cartões de papel na tua carteira.

6. Tudo isso com segurança

google wallet

Para enfatizar a segurança dos procedimentos de pagamento realizados pelo Google Wallet, a Google deixa claro que as informações pessoais do utilizador são protegidas por segurança avançada e controlos de privacidade fáceis de usar.

A verificação em duas etapas hoje proporciona mais segurança ao exigir códigos, impressão digital e senhas quando necessário. Se o teu telemóvel for roubado, o ladrão não poderá entrar na app sem as tuas credenciais e ainda poderás fazer a exclusão remota de dados através da aplicação Find My Phone.

A funcionalidade Tap to pay utiliza códigos de pagamento criptografados para ocultar o número real dos teus cartões. E a Google permite que o utilizador escolha as informações que deseja partilhar entre os produtos para uma experiência personalizada.

Para aumentar ainda mais a segurança, no último dia 27, o Google Wallet adicionou a funcionalidade de alternância de configurações. Sempre que ativares este botão, a Wallet vai-te pedir autenticação por PIN ou impressão digital antes de fazeres transações.

A Google Wallet está disponível para computadores Windows e dispositivos móveis Android.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.