5G já está em todos os concelhos e chegou a 69% das freguesias em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Em 2023, Portugal atingiu uma nova marca no desenvolvimento da tecnologia 5G. Tem agora uma cobertura total em todos os concelhos do país e estende-se a 69% das freguesias, segundo os últimos dados revelados pela ANACOM.

Esta novidade representa um crescimento substancial de 53% no número de estações de base 5G instaladas em relação ao ano anterior. No final de 2023 já eram 8927 estações distribuídas pelo território nacional.

NOS é o operador com maior número de estações de base 5G instaladas

5G já está em todos os concelhos

Imagem gerada por IA

A NOS destacou-se como o operador com maior número de estações de base 5G instaladas, seguida pela Vodafone e pela MEO. No último trimestre de 2023, observou-se um aumento de 9% no número de estações. Foram adicionadas 701 novas estações ao mapa de cobertura nacional. Chegaram a freguesias de baixa densidade e houve também aumento nas regiões autónomas.

A densidade das estações de base 5G é de cerca de uma estação por cada 10 km². Ou seja, existe uma média de 85 estações por 100 000 habitantes. A concentração mais elevada destas estações situa-se ao longo da faixa litoral ocidental, entre Viana do Castelo e Setúbal, e no Algarve. Estas são as áreas com maior densidade populacional ou com maior sazonalidade no número de habitantes.

As áreas onde o 5G ainda não chegou, representam 17% do território nacional. Ou seja, o 5G ainda não chegou a cerca de 9% da população, segundo os dados dos Censos 2021. No entanto, a tendência indica que o investimento em infraestruturas 5G vai continuar a crescer.

As faixas de frequências dos 700 MHz e dos 3,6 GHz são as mais utilizadas para a prestação dos serviços 5G. A primeira é ideal para maior cobertura e a segunda para trazer velocidades de download mais elevadas.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.