No mundo dos tablets, a competição é feroz. Assim o demonstram os números dos primeiros três meses de 2024, que evidenciam as marcas que mais venderam.
Como podes ver na lista abaixo, o topo da pirâmide é ocupado pela Apple (32%). Recorde-se que também no ranking dos smartphones, a empresa fundada por Steve Jobs lidera.
As marcas chinesas vêm numa senda de crescimento
Posto isto, o 2º posto é ocupado pela Samsung (21,7%). Não se pode propriamente dizer que é um resultado negativo, no entanto uma coisa é certa: os resultados caíram face ao mesmo período em 2023.
Essa queda também se verificou na Apple que, apesar disso, ainda mantém a liderança de forma confortável. No sentido inverso, conseguimos reparar que os fabricantes da China estão a subir de rendimento.
Nos lugares abaixo da Apple e Samsung, encontram-se, respetivamente, Huawei (9,4%), Lenovo (7%) e Xiaomi (5,9%). Cada um destes apresenta um ritmo de crescimento bastante interessante.
A Apple já não lança iPads há mais de um ano e meio
Sendo assim, vamos a números reais para o primeiro trimestre do ano. No topo da cadeia, a Apple vendeu cerca de 9,9 milhões de iPads. Já a Samsung, eterna rival, conseguiu vender um total de 6,7 milhões de tablets.
Recorde-se que a empresa sul-coreana lançou, no último trimestre de 2023, o Galaxy Tab A9, o Galaxy Tab A9+, o Galaxy Tab S9 FE e o Galaxy Tab S9 FE+. Já no primeiro trimestre de 2024, foi lançado o Galaxy Tab S6 Lite.
Já da Apple não se pode dizer a mesma coisa, na medida em que a empresa não lança iPads há cerca de um ano e meio. Como se pode ver na última coluna do gráfico, as vendas de ano para ano caíram em 8,5%, face aos 5,8% da Samsung.
De um ponto de vista global, as vendas de tablets têm aumentado ligeiramente. No primeiro trimestre de 2024, venderam-se cerca de 31 milhões de tablets. A confirmarem-se as tendências, é possível que Xiaomi, Huawei e Lenovo continuem a crescer.