5 dicas para te manteres seguro ligado por Wi-Fi

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

Estarmos constantemente ligados online é inerente à atualidade. Se vamos ver televisão por streaming precisamos de Wi-Fi, e muitas máquinas de secar ligam-se por Wi-Fi para te avisar que o filtro está entupido. Mas como é que te podes manter seguro neste meio?.

No seu mais recente comunicado, a Devolo partilha dicas de como te manteres seguro ligado ao Wi-Fi. Tudo começa por obter uma boa encriptação para evitar a entrada de ladrões digitais. Mas vai além disso.

devolo

1. Mantém o firmware atualizado

Uma das dicas mais eficazes é também uma das mais fáceis: instalar atualizações de segurança. O hardware utilizado em casa deve estar sempre atualizado com a versão mais recente do software – independentemente de o hardware consistir em dispositivos terminais, routers ou repetidores Wi-Fi.

Os fabricantes mais conhecidos lançam atualizações gratuitas que podem ser descarregadas. Normalmente, estas atualizações corrigem pequenos erros ou introduzem novas funções. No entanto, muitas vezes, também colmatam falhas de segurança, que podem ser utilizadas por potenciais atacantes.

2. Coloca uma palavra-passe segura

A palavra-passe para o seu Wi-Fi residencial deve ser o mais segura possível. Uma vez que a palavra-passe normalmente só tem de ser introduzida uma vez por dispositivo, também é aconselhável escolher uma palavra-passe particularmente segura e, portanto, complexa, com um comprimento de 20 caracteres.

Por falar em palavras-passe, deves, ao mesmo tempo, alterar as palavras-passe predefinidas que muitos routers e outros dispositivos de rede incluem. Afinal de contas, uma conta de administrador do router chamada "admin" com a palavra-passe "1234" não é propriamente um grande desafio para cibercriminosos.

3. Configura uma ligação Wi-Fi para convidados

Proteção adicional para dados sensíveis é fornecida por uma função especial de acesso de convidados com permissões selecionadas. Isto garante que os convidados, bem como os não convidados, nunca tenham acesso a determinados dados ou dispositivos.

4. Presta atenção às normas de segurança

Um dos aspetos mais importantes da segurança Wi-Fi é definido quando se compra hardware de rede. O hardware disponível pode diferir em termos das normas de segurança e encriptações suportadas.

Os métodos de encriptação "WEP" e "WPA" são agora considerados ultrapassados. O hardware recomendado deve suportar as atuais normas de encriptação WPA2 e WPA3. Desta forma, a tua rede doméstica fica protegida por uma encriptação potente, a ligação a dispositivos finais compatíveis é facilitada e os ataques do exterior são dificultados.

5. Desliga a rede

Também podes aumentar a segurança do Wi-Fi, por exemplo, desligando completamente o Wi-Fi à noite. Dependendo do dispositivo, isto pode ser feito com funções de temporizador ou simplesmente desligando o router. Com este método, obtém-se o efeito positivo adicional da diminuição do consumo de energia.

A proposta da Devolo

Para apartamentos pequenos e para melhorar o desempenho Wi-Fi num só piso, a Devolo oferece o WiFi 6 Repeater 3000 e o WiFi 6 Repeater 5400. Estes repetidores Wi-Fi alargam o alcance da rede sem fios existente.

Confere a nossa análise ao WiFi 6 Repeater 5400

Para grandes apartamentos e casas e para melhorar o sinal em vários andares, a linha de produtos Magic da Devolo é a mais recomendada. Esta linha inclui adaptadores práticos que funcionam enquanto estão ligados a tomadas de parede, utilizando a rede elétrica existente na casa para comunicar entre si. Aí, as paredes e os tetos deixam de constituir uma barreira.

Confere a nossa análise ao Devolo Mesh Wifi 2

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.