4 recursos fantásticos do HyperOS que não podes perder

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O HyperOS chegou, viu e venceu, muito graças aos novos recursos que traz consigo. O substituto da antiga interface MIUI da Xiaomi está a fazer sucesso entre os utilizadores e são vários os dispositivos da Xiaomi, Redmi e POCO que estão elegíveis para o receber, através de uma atualização.

Neste artigo mostramos-te quatro novos recursos do HyperOS que não podes mesmo perder. Vamos conhecê-los em pormenor.

1. Aplicação Gallery mais inteligente

Um dos novos recursos inteligentes está na aplicação Gallery. Agora é possível isolar um assunto numa foto e também alterar o fundo. No primeiro caso, o utilizador deve tocar, durante alguns segundos, no assunto que quer recortar, a app faz o corte necessário e depois é só guardar a nova imagem ou enviar para um mail.

Já para alterar o fundo, o processo passa por tocar em primeiro lugar nos três pontos verticais, localizados no topo superior à direita. De seguida, selecionar a opção Arte e selecionar o fundo preferido, juntamente com a imagem que vai ser alterada. Depois é só aguardar alguns segundos enquanto o fundo é alterado.

2. Criar um ecrã de bloqueio personalizado

O HyperOs também permite personalizar o ecrã de bloqueio. É possível alterar as cores de fonte e aplicar um efeito de profundidade para deslocar o relógio e data para trás do wallpaper.

Por outro lado, é agora possível selecionar três estilos de ecrãs de bloqueio. A saber: Classic, Rhombus e Magazine. O primeiro é o mais minimalista e permite selecionar vários estilos de exibição do relógio e data.

Já os estilos Rhombus e Magazine permitem criar efeitos que depois são aplicados ao tema escolhido. É só escolher os efeitos e depois aplicar, na medida certa, ao gosto pessoal.

3. Centro de controlo mais simples

Ao atualizar os dispositivos para o HyperOS, os utilizadores vão também constatar diferenças no centro de controlo que está agora mais simples.

Os ícones das funcionalidades já não exibem uma legenda com a descrição da sua função. Agora está só o símbolo.

Mas se preferires a legenda, podes fazer essa alteração no menu Definições. Depois deves selecionar a opção notificações e barra de estado. Neste local, desativa a opção não mostrar rótulos de ícones.

4. Desinstalação de bloatware

Durante muito tempo, a Xiaomi foi criticada pela quantidade de aplicações pré-instaladas e da sua difícil remoção. Com o novo HyperOS, a desinstalação do chamado bloatware é muito mais simples e abrange um maior número de aplicações.

E o melhor de tudo é que é possível desinstalar também aplicações do próprio sistema para um melhor desempenho do terminal e ganhar espaço em armazenamento interno.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt