28 apps de telemóvel que deves mesmo apagar, por motivos de segurança

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

De forma permanente, a Google tenta manter a Play Store o mais longe possível de agentes de malware. Ainda assim, apesar dos esforços, as aplicações perigosas tendem a ser cada vez mais.

Posto isto, há um relatório da Satori Threat Intelligence da Human, que dá conta de 28 aplicações que podem colocar a tua segurança em risco. De acordo com a Forbes, trata-se de uma espécie de família de apps VPN, que são alimentadas por um SDK malicioso. Este faz dos telemóveis Android alvos fáceis, no que toca a ataques.

As aplicações que o relatório menciona são:

  1. Lite VPN

  2. Anims Keyboard

  3. Blaze Stride

  4. Byte Blade VPN

  5. Android 12 Launcher

  6. Android 13 Launcher

  7. Android 14 Launcher

  8. Captain Droid Feeds

  9. Free Old Classic Movies

  10. Phone Comparison

  11. Fast Fly VPN

  12. Fast Fox VPN

  13. Fast Line VPN

  14. Funny Char Ging Animation

  15. Limo Edges

  16. Oko VPN

  17. Phone App Launcher

  18. Quick Flow VPN

  19. Sample VPN

  20. Secure Thunder

  21. Shine Secure

  22. Speed Surf

  23. Swift Shield

  24. Turbo Track VPN

  25. Turbo Tunnel VPN

  26. Yellow Flash VPN

  27. VPN Ultra

  28. Run VPN

De acordo com os pesquisadores, os dados do utilizador podem ser roubados para ocultar ações criminosas na web. Como refere a Forbes, “pulverização de senhas, fraude publicitária em grande escala ou ataques de preenchimento de credenciais” são alguns desses exemplos.

Segurança Apps
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

O FBI chegou a pronunciar-se sobre este mesmo problema

Sobre o tema, os investigadores explicam que é bastante periogoso o facto do tráfego parecer vir de diferentes endereços de IP. O assunto tem sido motivo de preocupação e até o FBI chegou a pronunciar-se sobre o problema.

Num alerta emitido no ano passado, o FBI disse que “os cibercriminosos têm confiado extensivamente no uso de proxies residenciais, que estão conectados a conexões residenciais de Internet e, portanto, são menos propensos a serem identificados como anormais”.

Quanto a esta mais recente campanha de prevenção, tudo começou com a Oko VPN. Esta app foi identificada como perigosa, no ano de 2023. Segundo explica a mesma fonte de informação, a app inscreve o user numa rede proxy.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.