10 dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

No âmbito da campanha Portugal sem Tripé, que teve como objetivo mostrar as qualidades inovadoras do smartphone Huawei P10 e eleger a “A Melhor Fotografia de Portugal”, a Huawei, em conjunto com os fotógrafos Isabel Saldanha e Luís Mileu, apresentou há uma semana um e-book com as 10 dicas essenciais para fotografar com um smartphone, seja ele Huawei ou de qualquer outra marca, estas dicas serão úteis.

Actualmente utilizamos o nosso smartphone mais do que qualquer outro dispositivo. Mesmo, ou sobretudo, durante as férias, o smartphone é o nosso confidente, a nossa câmara fotográfica de eleição, o nosso elo de ligação ao mundo online. Já não passamos sem ele e este tornou-se efectivamente a nossa câmara fotográfica principal mas saberás tirar o máximo proveito da câmara do teu dispositivo?

1. A Luz!

Uma vez que a luz é um dos pontos fulcrais da fotografia, existem horas ideais para aproveitar o melhor cenário de iluminação possível.

  • Levanta-te cedo, ao nascer do Sol, limpe as lentes do seu smartphone, seja ele o Huawei P10 / P10 Plus ou qualquer outro. Procura a luz que deve estar a incidir sobre o que vais fotografar.
  • Seleciona-se o ponto de foco e ajusta-se a luminosidade, caso necessário, para evitar uma foto super-exposta (demasiado clara, ou demasiado escura).
Huawei P10 Plus smartphone fotografia

2. A Regra dos Terços na câmara do smartphone

A fotografia é um exercício de criatividade e deve ajudar-te a quebrar as regras. Contudo, antes de as quebrares deves saber quais são e uma das mais importantes é a Regra dos Terços.

Esta regra é natural para quem já possui alguns conhecimentos de fotografia e trata-se de escolher um dos quatro pontos em que as linhas se cruzam no centro do ecrã para posicionar o objecto que se quer fotografar não focando o mesmo no centro da composição mas sim nas laterais (pode ativar a grelha nas definições da câmara do smartphone).

Fotografar com o smartphone é comum e natural

3. O enquadramento na câmara do smartphone

O motivo perfeito, a fotografia perfeita não vai simplesmente aparecer à frente da lente do teu smartphone portanto mexe-te, procura uma posição que permita o enquadramento ideal.

E, se quiseres, utiliza o modo de grande abertura da câmara do Huawei P10 e Huawei P10 Plus (e também no Honor 9), um modo que cria um efeito incrível.

Huawei P10 Plus smartphone
A grelha permite-nos aplicar a Regra dos terços e enquadrar melhor a imagem.

4. Procura um novo ângulo

Os ângulos da câmara podem produzir determinados efeitos e se selecionar o modo Pro da câmara em vários smartphones como o Huawei P10, podes fotografar em RAW o que permite uma melhor edição posterior utilizando os aplicativos disponíveis no Huawei P10, entre outros.

5. Diverte-te com a luz de fundo

  • A ideia aqui é colocar à frente um objecto ou vários objectos que não têm quase luz nenhuma e uma forte fonte de luz por trás.
  • Desta forma, ao expôr para a luz no plano do fundo, o primeiro plano fica subexposto e por isso escuro, criando silhuetas e formas interessantes

6. Capturar o movimento com velocidade

Quando há muito movimento, a fotografia ajuda a perceber o que se está a passar. Em plena luz do dia, ao meio do dia, é a altura ideal para capturar momentos desse género, onde há tanta luz que a velocidade do obturador tem de ser muito alta, e por esse motivo, congela os movimentos bruscos, resultando uma imagem perfeitamente “congelada”.

7. Alterar o campo de focagem

Uma das vantagens do smartphone Huawei P10 é que com as lentes que o equipam e a funcionalidade de grande abertura, podemos criar um resultado muito semelhante ao efeito de bokeh que conseguíamos até então apenas com uma câmara DSLR, criando imagens cuja atenção do seu espectador é completamente controlada por ti.

8. O poder de preto e branco (P&B) nos Huawei

  • Uma das particularidades do smartphone Huawei P10 é a sua capacidade de tirar fotografias a preto e branco fora do comum. Com a utilização das duas lentes, este equipamento é capaz de capturar uma amplitude tonal que mais nenhum equipamento consegue produzir.
  • As imagens são apelativas, permitem realçar as formas e criar suspense, esta foi sem dúvida a particularidade que mais me agradou durante a análise ao Huawei P10 Plus

9. A fotografia também é de baixo para cima

  • Por vezes ficamos sempre à procura da fotografia em formato horizontal, olhando para a esquerda e direita, sempre à espera de uma oportunidade de colocar horizontalmente o máximo de elementos possível.
  • Pois às vezes, a composição está mesmo num enquadramento vertical, permitindo assim dar a noção do espaço nessa direção.

10. À procura do invulgar

  • Formas certas, elementos na sua posição natural, acontecimentos considerados normais, tudo isso pode fazer parte de uma boa fotografia.
  • No entanto, a beleza também pode ser criada na distorção da realidade, colocando no enquadramento elementos fora da sua forma original

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Espero que estas 10 dicas te sejam úteis e que dês aso à tua criatividade, seja com um smartphone Huawei ou de qualquer outra marca, o importante é fotografar!

Conhece os melhores telemóveis para os amantes de fotografia!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.